Desacelera
- Artigos
- Ame o processo, Calmaria, Desacelera, Fernanda Koeler Jardim, Salmos
- 1 de julho de 2020
Senta, respira e descansa.
Traga à memória coisas boas, bote uma música legal e desligue o wi-fi um pouquinho. Vai, senta na janela que tem sol, brinca com a sombra da sua mão, depois pega um livro e leia um pouco. Você não precisa desse caos, o mundo inteiro parou, por que sua vida continua tão corrida?
A gente corre, corre, e ainda assim chega atrasado no trabalho ou no dentista, fazemos tudo com pressa, levamos multas por excesso de velocidade ou por avançar o sinal e ainda assim, continuamos onde estamos, então pra que correr tanto se não vamos a lugar algum? Ah sim, eu sei dos seus objetivos financeiros, da faculdade que você quer terminar, das viagens e do bom emprego, mas me fala, essa vida corrida vai mesmo te ajudar? Isso é realmente o que você quer? Estou falando de deixar a vida passar enquanto você corre pra lá e pra cá, sempre sem tempo, sempre cansada, na esperança de que talvez isso te ajude a alcançar seu objetivo.
Não minha querida, não vim te desmotivar, pelo contrário, eu acredito na recompensa divina para um trabalho justo e empenhado, mas eu também acredito no tictac do relógio, e nas preciosas palavras do salmista que diz que somos como a flor do campo que nasce e logo morre, nos lembrando que, com sorte, viveremos 70 ou 80 anos, e deixa eu te perguntar, você quer mesmo passar seus dias que já estão contadinhos correndo pra lá e pra cá?
Tem vezes que você nem sabe em que dia da semana está, tem dias que você acorda e a primeira coisa que pensa é “menos um dia pro fim de semana”, e quando ele chega você não pensa duas vezes antes de abarrotar sua agenda de coisas pra fazer, quantas vezes você terminou um domingo dizendo “o fim de semana me deixou mais cansada que o trabalho”?
E quanto desse empenho é para o próximo e não pra satisfazer a si mesma? Honestamente minha querida, onde você quer chegar assim? Não foi em vão o 4º mandamento, o dia do Senhor ainda vigora e assim será até a vinda de Cristo, nosso Criador sabe que precisamos descansar, ele mesmo descansou, quem nós pensamos que somos para ofender a sabedoria divina e passar por cima da ordem do descanso?
Seu trabalho ainda estará lá, mesmo que você não pense nele todas as horas do seu dia, e vai por mim, seu diploma não vai sair correndo se você parar pra tomar um café na mesa antes de sair ou tirar um tempo pra cuidar de alguém.
Você tem tempo, não use essa desculpa de coelhinho da Alice comigo, não vai funcionar. Acorde mais cedo, use menos as redes sociais, organize sua agenda, faça o que tiver de fazer mas não vire escrava da correria pra satisfazer seus desejos, não abandone os ensinos de seu Pai, não deixe de viver o processo orgânico da vida, desacelera essa vida se quiser chegar a algum lugar, cuide de si, cuide dos seus, ajuste seu relógio e se permita viver ao invés de existir, valorize o que você tem de precioso, o tempo é mesmo curto e ele escorre das suas mãos feito areia fina da praia, inicie sua semana com uma nova perspectiva sobre o tempo, lembre que ele foi um presente dado pelo Senhor do Tempo, e que quando ele disser “mostre-me suas mãos” um diploma ou uma chave não serão suficientes.
Que o Senhor te abençoe e te guarde de viver uma vida só sua, lembre que viver é uma caminhada, não uma corrida, chegue até o fim da estrada, mas não esqueça de olhar pro lado pra apreciar o caminho.
Siga a autora no Instagram: @eusoufernandajardim